Você já pensou o que seu cachorro diria se ele pudesse falar? Você já imaginou o que passa pela cabeça dele quando ele olha para você com aqueles olhos grandes, ternos?
Você ficaria surpreso se soubesse que o que você está fazendo com seu cão é confundi-lo, talvez até levando a loucura. Aqui falaremos sobre 5 maus hábitos que você precisar evitar antes que a relação de vocês se complique.
1. Você está tentando se comunicar com seu cão através de palavras.
Você adota um cão do abrigo, e você sabe que não é a primeria vez que ele é adotado, mas você fica confiante que será bem sucedido. Uma das principais preocupações é que o dono anterior tenha dado um nome que você não goste, então você troca o nome dele. Mas, isso irá confundí-lo? Adivinhe…. Os cães não ligam se você fala com eles em Português, Inglês ou Chinês, porque eles não ouvem palavras como palavras, mas como sons. Esta é uma das razões que as pessoas amam tanto os cães porque eles sentem algo mais profundo que palavras; eles conseguem ler também a sua linguagem corporal. É por isso que você não pode mentir para um cão. Quando você fala com um cão, deve falar algo que venha de dentro, da sua mente, do seu coração e do seu corpo. Caso contrário, ele coçará a cabeça com a pata tentando imaginar porque ele pode ver seus lábios se movendo com barulhos estranhos saindo de sua boca.
2. Você trata seu cachorro como uma criança
Nós todos conhecemos donos assim, certo? Aquelas fotos em porta-retratos de seus cães em todas as paredes, o nome do cão bordado nos travesseiros, brinquedos de todos os tipo espalhados da cozinha ao quarto até no banheiro. Você observa ques algumas pessoas ficam confusas e começam a pensar que seu filhote é uma criança, mas claro que o pequenino nem imagina. Ele é um cãozinho e quer comportar-se como tal – é o que está no seu DNA. E como todos os cachorros, ele quer correr, perseguir coisas, e quer usar seu nariz para farejar. Seu “bebê” é um animal de grupo e precisa de estrutura e disciplina na vida para sentir-se completo e não ficar frustado. Não há nada de errado em demonstar amor pelo seu cãozinho, mas lembre-se: primeiro exercício, depois disciplina e finalmente afeição.
3. Seu cão não tem um trabalho então ele fica entediado.
Muitas vezes as pessoas procuram adestradores, preocupados porque seu cão está com um hábito pernicioso. Talvez esteja comendo o carpet, ou correndo em círculos ao redor da casa ou demonstrando uma surpreeendente agressividade. E frequentemente a resposta é a mesma: Seu cão está entediado – ele quer fazer alguma coisa. Os cães não nasceram para ter tudo em mãos, com refeições prontas quando estão com fome, nenhuma criatura no reino animal está. Na selva- desde que são filhotes – os cachorros tem que trabalhar para sua comida. Eles tem que caçar ou ficam com fome. Em países mais pobres os cães podem ser magros, mas eles não tem problemas psicológicos. Os cães têm sido criados por séculos para diferente tipos de trabalho, desde pastorear o gado até caçar, e proteger seu território latindo para intrusos. Quando seu instinto natural é negado, eles ficam frustrados, e aí que eles começam a mostrar sinais de comportamento agressivo. Então, faça o que seu cão pede e dê a ele um trabalho. Ponha um saco nas costas quando você sair para caminhadas ou crie obstáculos no percurso de maneira que ele possa por em prática suas habilidades de farejar. Você verá imediatamente quanto feliz isso o deixa.
4. Você está agindo como um colega de brincadeiras e não como líder da matilha
Você, que assiste programas de adestramento de cães como Encantador de Cães, deve saber da importância do papel de líder da matilha desde o primeiro dia que o filhote entra na sua casa. Mas então, você chega em casa numa bela noite de verão e seu cachorrinho está diante de você todo eufórico querendo brincar. De repente você se vê brincando com seu cachorro, correndo ao redor da casa , por todo o jardim com uma bola – e assim todas as regras mudaram. Pelo menos mudaram em sua mente, até que você para e entra para o jantar; Como é possivel seu cão entender o que está acontecendo? VOcê desiste de ser o líder da matilha para brincar e correr com ele ao invés de deixar claro que você só começará a brincar quando estiver calmo e submisso. Desta maneira ele não sabe bem quem é o chefe .Lembre: Ser um líder de matilha não é um trabalho de meio período. É o tempo todo. Seu cão está sempre procurando consistência e estrutura,e sem isso, ele vai ficar confuso quanto a quando ele deve seguir as regras do chefe – você – e quando vocês são apenas dois colegas de brincadeiras.
5. Você fica tenso e nervoso perto de seu cão
Suponhamos que sua cunhada não seja uma pessoa agradável e você odeia quando ela chega em sua casa para visitá-lo pois, você nota seu desdém e senso crítico. Quando ela chega perto de seu cachorro, ele fica louco, demonstrando que ele não te obedece . Mas ele não sabe que há problemas entre sua cunhada e você; ele simplesmente sabe que seu lider está tenso e nervoso, então ele pode ficar tenso e nervoso também. Nossos cães estão em perfetia sintonia conosco. – Afinal vivemos juntos desde o começo dos tempos…. . É por isso que eles precisam de calma, energia assertiva para relaxar. Lembre-se: Cães são predadores na selva, então se eles ficam nervosos, a resposta mais provável em qualquer situação é a briga. Nervosismo em cãoes geralmente vira agressividade. É a maneira de como eles lidam com os problemas.
Ouça seus cães. Ouça cuidadosamente, eles estão tentando te dizer o que eles querem. Suas necessidades são muito simples, e se você satisfazê-las vocês terão um relacionamento feliz e harmonioso.
Este texto foi extraído do Facebook de Cesar Milani. Para ler mais: http://www.cesarsway.com/magazine/5-things-that-drive-us-crazy?